É um método utilizado para avaliação e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, dos rins, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando e complementando a análise diagnóstica.
Além do jejum – necessário porque evita que a vesícula biliar se esvazie e permite avaliar de forma adequada órgãos mais profundos –, a bexiga cheia também é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultrassônicas, facilitando a visualização e avaliação de órgãos e estruturas da região abdominal.
O exame deve ser realizado preferencialmente no período da manhã.
Orientações:
– Medicações de uso diário não precisam ser suspensas. O paciente pode ingerir com água, pois isso não interrompe o jejum.
– No dia anterior ao exame fazer uso de 40 gotas de Flagass ou Luftal, após o café da manhã, almoço e jantar. Evitar derivados de leite, massas, suco de laranja, refrigerantes e carne vermelha. O jantar é leve (uma canja contendo um peito de frango, uma cenoura e uma batata).
– No dia do exame, estar em jejum de 08 horas e bexiga cheia (tomar de 5 a 8 copos de água).
– Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver.
Para crianças, as recomendações de jejum são as seguintes:
– Fazer uso de Flagass ou Luftal de acordo com o peso (gotas/peso).
Agendamento:
- Este exame deve ser agendado com antecedência.
Prazo de entrega do resultado:
- A partir 15 minutos após o término do exame, dependendo da sua complexidade.